Ana Tomás A Chefe

Ana Tomás

A minha missão de vida resumir-se-ia a duas funções simples, aprender e ensinar, daí que acumule com muita dedicação as funções de Mãe, professora, doceira e investigadora na área da doçaria.

Sou uma verdadeira apaixonada pelo legado da doçaria conventual nacional, centro-me na

doçaria do Alentejo e estudo aquela que se produzia na cidade que me viu nascer, Portalegre.

Convido-os a partirem comigo nesta viagem, e ir ao encontro de uma alquimia de ingredientes que tanto tem por descobrir.

Até breve

ana tomás assinatura

A avó tinha razão,
pecado é não provar e
partilhar com quem se ama.

VISITAR LOJA

Quase Pecado

Não é por acaso…

A semente da ideia que deu origem ao projeto Quase Pecado é de Ana Curado Zacarias, a avó Ana, era uma mulher simples de sorriso rico. Das suas mãos nasciam riquezas gastronómicas e do seu coração grandes amizades que a acompanharam até ao fim dos seus dias. Foi nestes tempos idos, e das mãos desta cozinheira, que nasceu esta cozinha. O desdém de então deu lugar à paixão pela combinação dos ingredientes, e fomentou o interesse em procurar alcançar maior conhecimento pelo que é produzido, permitindo confecionar produtos mais fiéis às receitas originais.

Quase pecado nasceu em Nisa, das mãos da avó Ana, e materializa-se hoje com a paixão da neta Ana e sua família. Com os passos lentos de quem tem múltiplos afazeres, foi crescendo sem saber que rumo iria ter. Contudo persistiu a certeza de que, fosse qual fosse, se nortearia sempre tendo em vista a continuação do trabalho iniciado lá atrás.

suspiros

A azáfama daquela cozinha deu lugar ao sossegado refúgio no Carvalhal das Vinhas, na confluência do Parque Natural da Serra de São Mamede, em Portalegre. Daqui saem doces regionais, como as queijadas, barquinhos, bolos fintos… mas o que efetivamente identifica esta marca são os doces conventuais da cidade que a acolhe. Produzem-se “Fartes”, “Pastéis de Santa Clara”, “Manjar Branco”, “Toucinho-do-céu”, “Queijo de Amêndoa”, “Miniaturas de Massapão”, “Mimos do Convento”, etc.

Os doces desta pequena empresa foram ao longo dos anos conquistando diversos prémios de doçaria, estes são um incentivo para continuar, fazendo sempre mais, melhor e poder oferecer a esta cidade, às suas gentes e a todos aqueles que apreciam estes produtos, a genuinidade das nossas tradições.

Distinções

Medalha de Ouro Concurso Nacional de Doçaria Conventual 2020
Medalha de Ouro Feira Nacional de Agricultura 2019
Medalha de Ouro Feira Nacional de Agricultura 2018
Medalha de Ouro Feira Nacional de Agricultura 2017